CFO moderno: 4 passos para inovar as finanças da sua empresa

CFO-moderno

 

Os tempos mudaram e todo líder de finanças deve saber que seu papel não é mais apenas cuidar dos custos da empresa e liderar a equipe financeira. O CFO moderno tem diversas novas tarefas para liderar a inovação no Departamento financeiro de sua empresa.

 

O CFO (Chief Financial Officer) tem assumido cada vez mais um papel estratégico fundamental nas organizações, e se tornado um importante catalisador de mudanças e inovação.

 

Fizemos um índice para facilitar a leitura de algum tópico específico. Vamos abordar nesse artigo 4 passos :

1 – Entenda as variáveis de mercado

2- Postura como líder do CFO Moderno

3- Melhore os resultados da equipe

4- Otimize o tempo e os processos do Departamento Financeiro

Bônus: Como podemos te ajudar a modernizar sua Gestão Financeira

 

Interessado em sair da mesmice, apresentar melhores resultados e inovar no seu trabalho? Confira no nosso artigo de hoje o que é essencial para ser um CFO moderno e inovar.

 

 

1 – O CFO moderno entende as variáveis do mercado

 

Qualquer pessoa com cargo executivo deve saber que a organização não é algo isolado, e que sofre e produz influências diversas.

 

Há algumas décadas, as organizações passaram a ser consideradas organismos, sistemas, que estão envolvidos em grande complexidade de variáveis internas e externas.

 

Isto trouxe consciência sobre o enorme fluxo de informação que ronda uma organização.

 

O papel dos líderes, como o CFO, nesse contexto, é absorver o grande fluxo de informações, organizá-las e extrair vantagens delas. Assim, é possível otimizar sua forma de lidar com os recursos e as pessoas, alcançando melhores resultados.

 

Dessa forma, o primeiro passo para um CFO inovar é estar atento ao mercado.

 

Para isso, algumas reflexões e pesquisas são importantes. Vamos organizá-las em perguntas:

  • Quais práticas e modelos de negócios estão em destaque? Será que podem funcionar na organização em que eu trabalho?
  • Quais tecnologias atuais podem transformar os processos de minha equipe e impactar em seus resultados?
  • Quais valores eu devo cultivar para motivar a minha equipe?
  • Quais são as tendências dos próximos anos e como elas podem impactar o desempenho de minha equipe?

 

Para o CFO inovar, é importante ter em mente que seu papel é estratégico.

 

Por isso, refletir, pesquisar, planejar, monitorar, mensurar e replanejar são atividades essenciais e constantes.

 

Uma das grandes tendências globais mais relevantes para o CFO moderno é a transformação digital. É uma tendência que se refere a utilizar a tecnologia para transformar processos, otimizar os seus desempenhos e alcançar melhores resultados no ambiente corporativo.

 

A transformação digital – que inclui Big Data, Internet das Coisas, Business Intelligence (BI), criptomoedas e mais – entre seus vários benefícios, pode promover maior controle dos processos, maior conhecimento sobre o consumidor, otimização do armazenamento e da gestão de dados e otimização da gestão financeira como um todo.

 

É uma excelente maneira de inovar. Quer saber como explorá-la para inovar? Abra esse artigo logo em seguida ao lado para ler daqui a pouco.

 

Veja também:  Custo da prestação de serviços: 5 dicas para calcular

Saiba como explorar a transformação digital em sua empresa!.

 

Outra tendência e maneira de inovar, que de certa forma está dentro da transformação digital, é o uso de análise preditiva financeira para obter insights assertivos, e parar de tomar decisões com base em achismos e grandes incertezas.

 

Saiba as vantagens da análise preditiva financeira e como implantá-la.

 

2 -O CFO moderno e a postura como líder

 

Dificilmente um CFO conseguirá inovar e sustentar novas práticas, como as da transformação digital, sem a adesão da sua equipe. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para que todos os colaboradores estejam motivados e abertos às mudanças propostas.

 

A coletividade também tem se mostrado essencial para as inovações – tanto que surgiu o conceito da inovação aberta, que envolve até mesmo pessoas externas à organização.

 

Para a inovação no negócio em si, a inovação aberta é prática que vem ganhando espaço no mercado, mas a coletividade continua essencial.

 

Outra grande tendência que pode impactar o trabalho do CFO moderno diz respeito à transformação das relações com o trabalho.

 

Os profissionais administrativos, cada vez mais, escolhem seu trabalho de acordo com o que acreditam (seus princípios e valores próprios) e com sua identificação com a empresa. Por isso, o processo de liderança deve acontecer por meio da adesão aos valores, objetivos e metas da equipe.

 

Como um líder, passa a ser essencial saber ouvir e cultivar valores e práticas responsáveis, que busque a adesão da equipe. Criar uma imagem de acessibilidade é essencial para estimular que a equipe participe dos processos de mudança e inovação.

 

É importante lembrar que toda inovação parte de uma grande quantidade de ideias, que vão sendo filtradas, planejadas e viabilizadas até se tornarem, de fato, uma proposta de inovação viável.

 

Assim, ser receptivo e não desmerecer ideias da equipe é importante, pois passa a mensagem para a equipe de que eles têm liberdade para propor novas soluções e projetos.

 

Como você pode ver, o exercício de liderança rumo à inovação disruptiva também diz muito sobre a sua postura enquanto líder.

 

3- CFO como catalisador dos resultados de sua equipe

 

Muitas vezes, sua equipe não lhe contará sobre todos os problemas ou então não terá ideias para saná-los. Por isso, observar e estar atento às demandas dos colaboradores, bem como conhecer seus desafios, é essencial.

 

Questionar é importante para estimular mudanças e inovar. Por isso, é importante sair de uma posição de trabalho passiva e questionar, sejam os processos envolvidos, ou os resultados obtidos.

 

Nesse sentido, incentivar a equipe a questionar e ter curiosidade é fundamental, porque aquele que questiona está um passo mais perto das transformações e melhores resultados.

 

Outro ponto: passou-se o tempo em que a capacitação era responsabilidade do RH.

O CFO moderno, como conhecedor das necessidades de sua equipe pode fornecer insights valiosos sobre treinamento e capacitação, além de promover treinamentos internos para a troca de experiências entre sua equipe.

 

Veja também:  A importância da cultura empresarial

Portanto, uma série de atitudes pode ser fundamental para o seu sucesso nesse papel, como:

  • Saber ouvir;
  • Assumir riscos calculados;
  • Não temer as mudanças;
  • Estar antenado às tendências;
  • Ser receptivo a ideias;
  • Ser transparente;
  • Interagir e aprender com os outros;
  • Buscar conhecimento;
  • Ter a capacidade de desenvolver novas habilidades de acordo com o contexto.

 

 

4- Otimizando o tempo e os processos do Departamento Financeiro

 

Olhe para os processos e entregas – mapear e classificar a r urgência e importância de cada um deles, é caminho para melhorar e automatizar.

 

É ótimo que o CFO tenha atingido um papel estratégico nas organizações. Contudo, a função gerencial pode ser repleta de correria, interrupções, imprevistos e burocracias.

 

Você já está atento às tendências do mercado, auxilia bem sua equipe e tem competências essenciais para inovar, mas tem a sensação de que não tem tempo para colocar a inovação em prática?

 

Isso é mais comum do que você pensa!

 

Como o CFO pode superar esses obstáculos rotineiros e focar em seu papel estratégico?

Mudando seu mindset de “apagar incêndios” para “construir valor para a empresa no longo prazo”. Basicamente, o papel do CFO moderno.

 

É tarefa fundamental do CFO moderno conhecer e estruturar os processos financeiros que são desenvolvidos por ele e por sua equipe, e otimizá-los de acordo com os recursos disponíveis e objetivos estratégicos da organização.

 

Nem sempre contratar mais funcionários pode ser a saída ideal para a sobrecarga da área financeira, ou do próprio CFO. A automatização dos processos é uma excelente aliada e uma das nossas principais dicas para otimizar a gestão financeira.

 

Como podemos te ajudar a modernizar sua Gestão Financeira

 

Com a automatização do reembolso de despesas, por exemplo, você pode otimizar o desempenho da sua equipe, economizando grande parte do tempo gasto com prestação de contas e avaliação de reembolso.

 

Esse tempo economizado pode ser utilizado para atividades estratégicas do departamento financeiro, além de agregar maior controle de despesas e evitar fraudes no reembolso corporativo.

 

Para o CFO, o VExpenses proporciona uma série de benefícios, para que este tenha tempo e conteúdo para se dedicar ao que realmente importa: seu papel estratégico na organização.

 

Entre os benefícios:

  • Aprovação relatórios no seu smartphone, ganhando praticidade e economizando tempo;
  • Possibilidade de definir limites de gastos corporativos de acordo com a política de reembolso de despesas da empresa;
  • Workflow de aprovações completo e automatizado, até o pagamento final;
  • Dados para analisar gastos por tipos, centro de custos e projetos e obter insights estratégicos;
  • Dados para prever fluxo de caixa e apurar a margem dos serviços ou produtos vendidos

 

Quer começar a controlar os reembolsos de sua empresa com mais praticidade e eficiência? Teste o VExpenses gratuitamente.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinby feather

Sobre Marcela Rucireta

Graduada em Administração pela FEA-RP/USP, trabalho com gestão de projetos e performance em marketing digital, e produção de conteúdo sobre gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *