Saiba tudo para evitar o jet lag em viagens a trabalho!

evitar o jet lag em viagens a trabalho

O jet lag é inconveniente para qualquer pessoa. No entanto, nas viagens corporativas pode ser ainda mais. Confira nossas dicas para evitar o jet lag em viagens a trabalho.  

 

O que é jet lag?

 

Diferente de quem está fazendo uma viagem internacional a lazer, os viajantes corporativos possuem menor flexibilidade em relação a agenda e horários e por isso, podem ser mais prejudicados pelos efeitos do jet lag.

 

Mas afinal o que é jet lag e por quê ocorre?

 

Jet lag refere-se aos efeitos causados no organismo humano pela mudança brusca de fuso horário.

 

Isto é, vivemos determinada rotina em nosso fuso, mas ao viajar para países com fuso diferente, nosso organismo sentirá a dessincronia provocada por essa mudança repentina.

 

O jet lag é tão comentado devido ao mal estar que pode causar.

 

De acordo com os hábitos, idade e outros fatores, as pessoas podem ser impactadas diferentemente pelo jet lag.

 

Assim, seus sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir: insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração e de tomar decisões, enjoô, fadiga, leves perdas de memória, entre outros.

 

Se no fuso horário não podemos influenciar, como então evitar o jet lag? É disso que falaremos a seguir.

 

Mudar de fuso pode ser inevitável, mas há uma série de ações que podemos realizar para evitar o jet lag em viagens a trabalho, amenizando seus efeitos.

 

Acompanhe!

 

O que fazer para evitar o jet lag em viagens a trabalho?

 

O cansaço pela mudança brusca de fuso pode atrapalhar desde a pontualidade em uma reunião até à capacidade de negociar.

 

Veja o que fazer para minimizar os efeitos do jet lag em viagens a trabalho antes, durante e depois da viagem.

 

Antes da viagem: planeje e descanse!

 

Todo viajante corporativo deve saber que planejamento é importante em todas as suas atividades: desde uma viagem a trabalho à solicitação de reembolso das despesas de viagem.

 

Na hora de viajar em si, o planejamento também faz grande diferença.

 

evitar o jet lag em viagens a trabalho

 

É ideal que você pesquise sobre o fuso horário para onde está indo e outras características como a duração do período com luz do sol conforme a estação.

 

No Brasil, como “dia” e “noite” são equilibrados, pode ser uma grande surpresa viajar para países do norte europeu, em que há claridade durante grande parte do dia.

 

Veja também:  Reembolso de despesas: você está cumprindo a lei?

Assim, é interessante que você descanse bem antes da viagem. Além disso, comece a mudar aos poucos os seus hábitos para se adaptar ao novo fuso. Durma um pouco mais cedo ou mais tarde conforme o país que for.

 

Descansar bem será importantíssimo para evitar o jet lag em viagem a trabalho. Por isso, lembre-se também de não deixar preparativos para “em cima da hora” e não se estressar antes da viagem.

 

Uma boa opção é procurar voos que cheguem ao seu destino final durante o dia. Assim, pode ser mais fácil acostumar com o novo fuso.

 

Durante o vôo: beba e coma adequadamente

 

Evite ingerir bebidas alcoólicas durante o vôo, já que o álcool pode gerar mais cansaço. Além disso, mesmo que te ajude a dormir, não promoverá um sono adequado para que você realmente descanse quando chegar.

 

O mesmo vale para bebidas estimulantes como energético, café e outras bebidas a base de cafeína. Elas também irão interferir no sono natural, podendo desregula-lo ainda mais.

 

Evite comer comidas pesadas. A digestão também interfere na qualidade do sono e pode intensificar o jet lag nas viagens a trabalho.

 

Depois do vôo: sol, descanso, bleisure e mais

 

Chegando em seu destino, se expor na luz do sol, ajuda o organismo a reconhecer o horário e estimula a produção de vitamina D.

 

Exercitar-se durante a viagem é outra dica para evitar o jet lag e se adaptar mais fácil ao novo fuso. No entanto, sabemos quanta correria pode ter numa viagem de negócios.

 

Caminhar um pouco pode ser uma das alternativas conforme estiver a sua agenda na cidade.

 

Cochilar nas brechas entre seus compromissos pode parecer uma boa ideia na hora, mas vai desregular ainda mais o seu sono. Evite cochilos longos e fora de horário.

 

E quem disse que não dá para unir viagem a trabalho com lazer? Essa união já existe e é a tendência chamada bleisure.

 

Assim, se tiver janelas entre seus compromissos, vale à pena conhecer o local e procurar outras atividades que o distraia.

 

evitar o jet lag em viagens a trabalho

 

Antes de dormir, evitar as luzes dos equipamentos eletrônicos como celular e notebook é uma boa pedida para evitar o jet lag em viagem corporativa.

 

Mesmo que você certamente tenha coisas a fazer e possa estar sem sono – trabalhar antes de dormir ou até mesmo se distrair nas redes sociais pode causar ainda mais cansaço e insônia.

 

Veja também:  Seguro viagem para funcionários: vantagens, como escolher e mais!

Isso tudo porque a luz desses aparelhos afetam a produção de um hormônio relacionado ao sono. A produção desse hormônio, a melatonina, é estimulada em ambientes escuros, por isso é ideal que você esteja em um local adequado, com o mínimo possível de iluminação.

 

Então já sabe: ler um livro ou ouvir uma música para relaxar podem ser atividades mais aliadas para evitar o jet lag em viagem corporativa.

 

Não é só durante o voô que é melhor comer comidas leves. Chegando em seu destino, seu organismo levará um tempo para se adaptar e manter uma alimentação saudável pode ajudar nesse processo.

 

Além disso, evite comer muito perto da hora de dormir para que não haja má digestão atrapalhando o sono.

 

Tomar chás relaxantes antes de dormir também pode favorecer o sono e evitar o jet lag nas viagens a trabalho – como por exemplo chá de maracujá, erva cidreira ou camomila.

 

Mais dicas importantes para os viajantes corporativos!

 

As dicas valem também para a volta! Quando for retornar ao Brasil, os mesmos cuidados devem ser tomados para evitar o jet lag.

 

A VExpenses é uma startup que criou um app para facilitar e otimizar a prestação de contas e o reembolso de despesas de trabalho.

 

Estamos muito próximos à realidade dos viajantes corporativos e buscamos agregar cada vez mais valor para esse tipo de serviço.

 

Confira nossas outras dicas para viajantes corporativos, como:

 

 

Acompanhe nosso blog e conheça o app que pode facilitar muito suas viagens a trabalho!

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinby feather

Sobre Marcela Rucireta

Graduada em Administração pela FEA-RP/USP, trabalho com gestão de projetos e performance em marketing digital, e produção de conteúdo sobre gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *