A importância da cultura empresarial

cultura empresarial vexpenses

A cultura empresarial é um dos elementos mais importantes de uma organização e tem grande influência na obtenção dos resultados empresariais.

 

Os fundadores normalmente estabelecem culturas e valores que persistem por décadas, mas, com as constantes mudanças no ambiente de mercado, podem ser necessários ajustes, a fim de adequar essas culturas às novas realidades e estratégias da empresa. O desafio dos líderes é entender as múltiplas culturas em que estão envolvidos e perceber quando são necessárias adequações, passando então a influenciar ativamente as mudanças desejadas.

 

Na edição de fevereiro de 2018, a Revista Harvard Business Review[1] publicou uma série de artigos que abordam a importância da cultura na eficiência das empresas, trazendo um guia sobre como determinar a cultura atual de uma organização e como moldá-la para que se adeque às estratégias empresariais. 

 

Os estudos, mencionados no artigo, identificaram oito elementos de cultura mais frequentemente encontrados nas empresas: Autoridade, Acolhimento, Orientação a um propósito, Orientação para o resultado, Aprendizado, Prazer, Segurança e Ordem. Ainda de acordo com as pesquisas, esses oito elementos podem ser utilizados para identificar como as pessoas interagem (em relação à independência ou interdependência) e como respondem às mudanças na organização. 

cultura-empresarial-vexpenses

 

Os elementos da cultura devem dar suporte à estratégia da empresa; por exemplo, empresas cuja estratégia é a diferenciação de seus produtos ou serviços, normalmente, têm os estilos de Propósito e Aprendizado mais evidenciados, enquanto empresas cuja estratégia seja liderança em custos baixos, normalmente priorizam os elementos de Ordem e Autoridade.

 

Nesse contexto, quando a cultura da empresa está alinhada à sua estratégia, o programa de integridade pode ser uma poderosa ferramenta para a disseminação e fortalecimento da cultura, comunicando seus princípios e valores através do código de conduta e de políticas internas, e traduzindo-os em comportamentos desejáveis levados aos colaboradores por meio de treinamentos.

Veja também:  Fraudes no reembolso corporativo: 7 dicas para prevenir e reduzir

 

Da mesma forma, quando o realinhamento for necessário para que haja convergência entre cultura e estratégia, os programas de integridade podem ser uma ferramenta auxiliar para esse realinhamento.

 

[1] Boris Groysberg, Jeremiah Lee, Jesse Price e J. YO-JUD Cheng: Manual da Cultura corporativa para o líder. Como administrar os oito elementos críticos da vida organizacional. Harvard Business Review. Fevereiro, 2018, pp. 23/37.

 

Sobre o autor(a)

Luciana Falleiros de Sousa e Carolina Reis e Silva

Luciana Falleiros de Sousa e Carolina Reis e Silva são advogadas e consultoras em implementação de programas de integridade na 55Compliance.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinby feather

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *