Transformação digital: benefícios, tendências globais e implantação

Transformação digital e o vexpenses

A transformação digital tem sido uma mega tendência entre empresas do mundo todo e tem ditado novos modelos de negócio e práticas de gestão.

 

Quer saber o que ela representa, seus benefícios e as tendências tecnológicas globais que tem gerado? Confira a seguir!

 

O que é a transformação digital

 

Com a chegada dos computadores modernos e da internet, desde micro a grandes empresas utilizam a tecnologia e se beneficiam por meio dela.

 

Os ERPs, sistemas de gestão empresarial, são um dos exemplos de como a tecnologia tem sido instalada em empresas de diversos portes, e de como têm agilizado a rotina de trabalho.

 

No entanto, a transformação digital não se resume a coletar e armazenar dados digitalmente. Também não está ligada apenas aos profissionais de tecnologia da informação (TI).

 

Transformação digital refere-se a utilizar a tecnologia para transformar processos, otimizar os seus desempenhos e alcançar melhores resultados, envolvendo a gestão e diversos trabalhadores operacionais de uma empresa.

Os benefícios da transformação digital

 

A transformação digital, portanto, impacta fatores cruciais para que o uso da tecnologia, de fato, otimize o desempenho da organização, gerando uma série de benefícios.

 

Alguns deles são:

 

  1. Maior controle nos departamentos, seja financeiro,marketing ou qualquer outro departamento de uma empresa;
  2. Otimização do armazenamento de dados;
  3. Maior conhecimento sobre o consumidor;
  4. Maior interatividade com os clientes;
  5. Aumento da eficiência e otimização dos processos e da rotina de trabalho;
  6. Otimização da tomada de decisões e do planejamento estratégico;
  7. Melhora da gestão de tempo com automatização de processos;
  8. Otimização da gestão financeira.

 

De maneira geral, a transformação digital promove precisão na coleta e no armazenamento de dados, sendo possível obter informações valiosas para a gestão.

 

Com isso, há maior suporte para a tomada de decisões nos diversos setores da empresa. Permite-se realizar ações mais assertivas, a fim de melhorar a experiência do consumidor e possibilitar um cenário favorável à obtenção  de melhores resultados.

 

Tendências globais da transformação digital

 

Empresas globais estão envolvidas em um contexto de transformação tecnológica contínua há anos, e ditam grande parte das tendências de tecnologia e consumo.

 

No entanto, as startups surgem como elemento surpresa nesse contexto. Por terem um modelo de negócio de base tecnológica, também despontam nos mais diversos países como agentes ativas da transformação digital, mesmo naqueles que estão um passo atrás na história da tecnologia, como o Brasil.

 

Pequenas ou grandes, as empresas que investem em tecnologia e transformação digital têm conseguido ótimos resultados e fomentado um cenário positivo de desenvolvimento tecnológico.

 

Para ficar por dentro, confira algumas tendências de transformação digital no mundo.

 

Big Data e BI: Data driven culture

 

Veja também:  CFO moderno: 4 passos para inovar as finanças da sua empresa

Big Data é um imenso conjunto de dados, que pode vir de diversas fontes (clientes, vendedores, internet, pesquisas), em diversos formatos (textos, planilhas, notas fiscais, vídeos, áudios).

 

O Big Data é importante para situações desde a tomada de decisões financeiras à análise do comportamento do consumidor para criar um novo serviço.

 

Globalmente, as empresas tendem a realizar um processo chamado Big Data Analysis, que representa a análise dos dados, buscando encontrar relações, padrões e hierarquias entre dados e variáveis.

 

Este é um processo que objetiva transformar uma série de dados brutos em informações valiosas para para a tomada de decisões na organização.

 

Em atividades como análise de mercado e análise do comportamento do consumidor, o uso de Big Data Analysis tende a substituir práticas baseadas em achismos nas empresas.

 

BI (Business Intelligence), por sua vez, é um tipo de sistema de informação, formado por tecnologias, práticas e pessoas, que objetiva realizar processos criteriosos de coleta, armazenamento e análise de dados para apoiar as tomadas de decisões.

 

Assim como Big Data, o BI é uma tendência global que tem agregado muito valor ao planejamento estratégico e ao marketing empresarial.

 

Tanto o Big Data quanto o BI são projetos que já rodam em diversas empresas do Brasil e do mundo, e contribuem cada vez mais para transformarem a cultura das empresas em uma cultura Data Driven (voltada para dados).

 

IoT (Internet das coisas)

 

A IoT, do inglês Internet of Things, refere-se a uma série de dispositivos conectados à internet e que podem comunicar-se entre si, possibilitando a troca, coleta e armazenamento de dados.

 

No cotidiano, há diversos exemplos da Internet das Coisas, como seu smartphone conectado à sua smartv e as câmeras de segurança da empresa conectadas a um aplicativo em seu celular.  

 

No entanto, é vasto o potencial desta tendência: startups têm criado uma série de produtos dos mais inusitados utilizando a Internet das Coisas, desde tecnologia que detecta vazamentos no transporte de fluídos e gases (em questão de segundos) à cão guia robô para cegos.

 

Criptomoedas

 

As criptomoedas são moedas digitais, que mesmo não existindo fisicamente, funcionam como unidade de pagamento, sendo um exemplo o bitcoin. Porém, tem como base um sistema descentralizado – independente de bancos centrais – e baseado em criptografia.

 

É em um cenário de grande valorização, que as criptomoedas, tornam-se uma tendência global da transformação digital, na qual a própria “moeda” torna-se digital.

 

Com legislação incerta em diversos países, as criptomoedas aparecem para a grande maioria das empresas, neste primeiro momento, não como uma substituta do dinheiro em si, mas como uma oportunidade de investimento..

 

Veja também:  10 dicas para reduzir custos na sua empresa

Um exemplo são os ICOs, processos de lançamento de moedas ao mercado, que pode substituir a abertura de capital que as empresas fazem nas grandes bolsas de valores.

 

Muitas empresas, principalmente de base tecnológica, têm utilizado emissões de moedas para levantar capital para novos investimentos

 

Inteligência Artificial

 

A Inteligência Artificial (AI) é capacidade de máquinas tomarem decisões racionais com base em dados e análises preditivas.

 

Mais comum do que pensamos, os robôs que pensam estão em diversas situações do nosso cotidiano, como quando o Google completa o campo de pesquisa conforme você digita, e parece adivinhar o que você está procurando.

 

A Inteligência Artificial tem permeado os negócios e impactado diretamente em processos relacionados ao desenvolvimento de produtos e serviços, ao conhecimento acerca do comportamento do consumidor e ao planejamento de marketing.

 

Como implantar transformação digital em sua empresa

 

Como podemos observar, as diversas tendências relacionadas à transformação digital impactam fortemente desde os processos rotineiros de um negócio até às decisões estratégicas.

 

Nem sempre a transformação digital está atrelada a robôs mirabolantes. Está ligada a soluções tecnológicas que se tornam possível com o planejamento estratégico e uma cultura organizacional orientada a processos e dados.

 

Um dos primeiros passos para se beneficiar da transformação digital é automatizar processos manuais.

 

A automatização de processos irá garantir maior maturidade em relação ao ambiente digital, bem como irá otimizar a rotina e a gestão de tempo na organização. Com isso, permitirá que os funcionários tenham tempo para processos mais importantes, e adquiram uma postura e função mais analítica.

 

A automatização de processos é também essencial para oferecer dados consistentes para a tomada de decisões estratégicas na empresa.

 

Além dos requisitos mencionados acima, para usufruir dos benefícios da transformação digital é necessário investir em infraestrutura e tecnologia. Busque soluções tecnológicas, orientadas a processos e dados que sejam adequadas para cada área da organização.

 

O VExpenses é um exemplo de software para automatização de processos na gestão de reembolsos corporativos.

 

O aplicativo permite com que você acompanhe seus relatórios e suas despesas de viagem em tempo real, otimize seus processos, automatize reembolsos, melhore o controle financeiro, sem perder tempo fazendo esse processo todo manualmente, que não gera valor para o negócio principal de sua empresa.

 

Quer saber mais sobre como o VExpenses pode te ajudar a automatizar alguns processos financeiros e fazer com que você usufrua de benefícios da transformação digital?

 

Teste gratuitamente!

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinby feather

Sobre Marcela Rucireta

Graduada em Administração pela FEA-RP/USP, trabalho com gestão de projetos e performance em marketing digital, e produção de conteúdo sobre gestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *