gestão do tempo

2 minutos de leituraAproveite sua viagem de negócios com uma boa gestão de tempo

Você é frequentemente escalado para fazer viagens a serviço e tem a oportunidade de realizar passeios nos momentos de folga? Ótimo, você não precisa parar de ocupar o tempo que sobra com um pouco de distração, mas pode aproveitá-lo com mais sabedoria e contribuir com a diminuição dos erros cometidos no fluxo de caixa, utilizando gestão de tempo.

Fazendo uma boa gestão do tempo, você pode até trazer novas possibilidades para o seu negócio, criar novos contatos e, quem sabe, conhecer possíveis novos clientes.

Para isso, você deve estar disposto a disciplinar melhor o tempo disponível.

Anote seus horários e visualize como será sua rotina na cidade.

Dê importância para a sua companheira agenda e registre lá o tempo ocioso também.

Calcule quanto tempo estará em função da demanda do trabalho e quanto tempo lhe sobrará.

Estabeleça uma margem e utilize parte do tempo que sobrar para fazer passeios e circular pela cidade.

Conheça as pessoas e converse com elas, pois um novo cliente pode estar no café próximo do hotel onde você está hospedado. Crie suas próprias oportunidades!

Seja simpático

Claro que seu foco na viagem é a demanda que motivou o deslocamento. Não perca isso de vista. Porém, conversando com os nativos, você poderá ouvir sugestões de restaurantes mais em conta, hotéis mais modestos para as viagens futuras, além de todo tipo dicas de lugares menos custosos para visitar nessa e em outras estadias.

Esteja atento em todos os lugares e em todas as situações. Na recepção do hotel, na fila do caixa do restaurante, nos momentos de espera no aeroporto, no ponto do táxi… As pessoas nativas gostam de falar sobre o lugar onde moram; sobretudo, nas cidades turísticas, costumam ser mais simpáticas e receber bem os seus visitantes. Os comerciantes também sempre têm algo a dizer e a apresentar.

Veja também:  O papel do novo cidadão corporativo na gestão de viagens

Às vezes uma conversa mundana pode terminar em uma oportunidade. Vocês começam conversando sobre o clima da cidade ou sobre as condições do trânsito e, repentinamente, você é surpreendido com uma indicação de um evento de negócios que reunirá potenciais clientes ou fornecedores.

Veja se tem tempo sobrando na agenda e marque presença, pois algo sempre pode acontecer. Ao menos um novo conhecimento pode ser agregado.

Use as tecnologias

As novas tecnologias possuem ferramentas que podem ajudar na boa gestão do seu tempo durante as viagens a serviço.

Uma série de aplicativos permite, por exemplo, que você socialize com seus companheiros de viagem no avião. Você pode se incluir em grupos temáticos, partilhar e ler experiências, interesses e afinidades com outros usuários enquanto estiver a bordo. Esse pode ser o estopim para um novo contato.

Alguns sites também podem trabalhar a seu favor e diminuir os custos com a viagem. Consulte sites e aplicativos que mapeiam os eventos da cidade, do hotel e das redondezas do local em que você está hospedado.

Essa tarefinha também pode preceder a permanência na cidade e fazer parte do planejamento. Você vai economizar e diminuir os problemas no fluxo de caixa. Além disso, conseguirá se organizar melhor.

Tem sugestões de um bom gerenciamento de tempo durante viagens de negócio para compartilhar? Fale sobre elas nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *