App Vendas

5 minutos de leituraApp de vendas: 9 benefícios para o seu negócio

A tecnologia mobile é uma tendência que chegou para ficar. Cada vez mais as pessoas procuram pela comodidade e eficiência de realizar tarefas através de seus celulares. Dentro do mundo corporativo, isso não é diferente. Os app vendas têm oferecido grandes vantagens competitivas, auxiliando o processo de negociação e comercialização de várias empresas. 

E a pergunta que fica é você conhece todas as vantagens que esses app para controle de vendas pode oferecer para o seu negócio?

Se você é empreendedor e quer oferecer mais velocidade, facilidade e comodidade aos seus clientes, precisa entender como essa tecnologia pode melhorar os resultados do seu negócio.

Veja, a seguir, o que é um app vendas mobile e quais são as vantagens para o seu time comercial.

Boa leitura!

O que é e como funciona um app de vendas?

Um app para controle de vendas é um sistema desenvolvido para que o empreendedor tenha mais controle e mobilidade em sua rotina comercial.

Uma das principais vantagens oferecidas por essa tecnologia é a maior flexibilidade e praticidade na hora de registrar a venda, ao permitir que o vendedor acesse as informações em tempo real e feche o negócio instantaneamente, sem precisar esperar chegar na empresa para entrar no sistema.

Além disso, como o mercado atual é dinâmico e a competitividade é acirrada, as empresas que desejam vender mais e se manter à frente da concorrência precisam se modernizar e utilizar todas as ferramentas que ajudem, principalmente, no controle financeiro do negócio.

E, para isso, os apps para gestão empresarial são excelentes aliados, desde o controle do reembolso de despesas de equipes externas até às vendas de produtos. 

Os recursos presentes nos apps de vendas variam de acordo com cada aplicativo. Mas o objetivo de todos é o mesmo: facilitar e otimizar a realização de vendas. 

Normalmente, por padrão, essas plataformas registram o pedido, mantêm a agenda de visitas atualizada e ajudam a controlar o fluxo comercial. são essas características que tornam os apps de vendas uma solução prática para potencializar o contato com clientes e aumentar seus retornos financeiros.

Sem contar que, com o auxílio de um app para controle de venda, é possível delimitar uma estratégia mais eficiente em sua rotina comercial. Além de mapear pontos para um contato mais pessoal e intimista com o cliente.

Veja também:  Como desenvolver gestão de tempo e produtividade em viagens a trabalho

9 benefícios do uso de um app de vendas para o seu negócio

Como já dissemos anteriormente, o investimento em tecnologia ajuda a automatizar tanto o controle financeiro quanto os processos comerciais, oferecendo vantagens na melhoria da gestão e na eficiência das vendas.

Veja a seguir alguns dos benefícios de adotar um app de venda:

1. Gestão em tempo real da equipe

Usar sistemas em tempo real hoje em dia deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade, principalmente nos processos financeiros da empresa. Esse tipo de sistema se destaca por permitir a troca de informações instantânea entre empresa e equipe externa, por exemplo.

Assim, o vendedor tem acesso a todas as informações da empresa e do cliente em tempo real. Sendo assim, ele pode consultar inadimplência, possibilidade de desconto, condições de pagamento entre outros, em tempo real. O que facilita e flexibiliza a negociação e evita a perda de vendas por falta de dados.

2. Mais agilidade nos processos e maior controle de etapas

Da mesma forma que os apps de reembolso de despesas, como o VExpenses, agilizam e dão mais transparência ao processo, os apps de vendas permitem que as informações e dados dos clientes fiquem centralizados em um único lugar, agilizando o processo de consultas e transmissão de dados de vendas e cobranças.

O vendedor pode, por exemplo, lançar rapidamente uma venda no sistema ao invés de anotar o pedido do cliente para formalizá-lo posteriormente.

O app de vendas também pode rastrear todas as etapas do processo comercial, desde o pedido do cliente até a entrega do produto/serviço.

3. Análise dos dados do time de vendas

Essas plataformas costumam gerar relatórios de desempenho da equipe de vendas que permitem a tomada de decisão mais assertiva da diretoria. Isso porque eles dão uma visão geral sobre as informações do sistema, tais como:

  • Número de vendas feitas no mês;
  • Quais os produtos mais e menos vendidos;
  • Como foi o desempenho de cada vendedor;
  • Quais os produtos mais rentáveis.

4. Controle do estoque em tempo real

Para conseguir oferecer ainda mais vantagem é fundamental que o app esteja conectado ao estoque da empresa.

O sistema deve fazer o reconhecimento de cada venda, dar baixa no produto vendido e recalcular o volume de estoque automaticamente. 

Assim ninguém é pego de surpresa com estoques vazios e evita a perda de oportunidades de realizar uma venda.

5. Prospecção de novos clientes

Outro benefício do uso de um app para venda é permitir que mesmo fora da empresa, a equipe de vendas tenha acesso a informações atualizadas do banco de potenciais clientes. Isso possibilita que os vendedores saibam exatamente a quem procurar para cada tipo de venda.

Veja também:  Custo do km rodado: aprenda a calcular o valor do reembolso por km | Dicas e planilha gratuita

Além disso, os apps para controle de vendas ajudam o vendedor a contornar as objeções dos clientes com mais facilidade para realizar uma nova venda.

Objeções são contestações naturais feitas por potenciais clientes durante o processo de venda.

Fazer o registro dessas objeções é uma das formas de deixar sua equipe de vendas mais preparada para saber argumentar. Com o histórico dos questionamentos o vendedor pode consultá-los a qualquer momento, tendo argumento suficiente para convencer o cliente a concretizar a venda.

6. Integração com outros sistemas

Atualmente, o ritmo acelerado do mercado não permite mais a existência de processos excessivamente manuais dentro da empresa. É preciso que todos os processos da empresa estejam integrados a fim de evitar o retrabalho e a perda de tempo, que podem significar a perda de lucro. 

Nesse sentido geralmente os app de venda permitem a integração com outros sistemas, como CRM, ERP e intranet. Isso é importante para concentrar todas as informações em um único local com mais facilidade.

Desde o reembolso de despesas de funcionários até a confirmação de pagamento do cliente, é imprescindível manter todos os processos da sua empresa integrados para que o negócio consiga acompanhar e sobreviver ao ritmo do mercado.

7. Maior vantagem competitiva

A mobilidade proporcionada pelos apps de controle de venda gera maior produtividade, agilidade e melhoria nos processos. Assim a empresa consegue oferecer preços mais atraentes para os clientes ajudando a aumentar a lucratividade.

Um app vendas mobile disponibiliza dados importantes, a qualquer lugar e momento como:

  • Cadastro completo e atualizado dos clientes;
  • Agenda de tarefas detalhamento dos compromissos;
  • Funil de vendas claro para acompanhar e interagir.

8. Follow-up dos compromissos do vendedor

Um maior controle dos compromissos significa maior eficiência nas vendas. Anotar todos os detalhes, como data, hora e finalidade evitam que a equipe perca tarefas importantes e, consequentemente, vendas.

Para isso, os apps de vendas surgem como verdadeiros aliados, salvando todas as informações na mesma hora e evitando que o vendedor perca alguma informação chave por esquecimento.

9. Aproximação e fidelização dos clientes

Quanto mais informações tiver sobre seus clientes, mais fácil fica definir qual o tipo de abordagem que será mais eficiente. Além disso, se torna mais simples escolher o vendedor certo para cada negociação, levando em consideração as experiências em contatos anteriores e as capacidades técnicas de cada um.

Sem contar que, quanto mais você conhece uma pessoa, mais próxima você consegue ser dela. E entender suas necessidades e expectativas, realizando um atendimento mais próximo e personalizado.

Em tempos de necessidade de redução de custos e aumento das vendas, a adoção da tecnologia deixa de ser um custo para se tornar um investimento primordial.

 E a tecnologia mobile, seja dos app de controle de reembolso de despesas ou mesmo dos app para controle de vendas, é uma demanda que precisa ser vista com bons olhos pelos gestores.

Usá-la como base no processo de vendas torna o relacionamento mais próximo e ágil,apresentando-se como diferencial tanto para a satisfação do cliente, como para os resultados de sua equipe de vendedores.

Ficou alguma dúvida sobre o uso de tecnologia mobile no seu processo de vendas? Deixe nos comentários que nós te responderemos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *