otimizar treinamentos corporativos

4 minutos de leituraComo sua empresa pode otimizar os treinamentos corporativos

Ações de treinamento corporativo são essenciais para o sucesso das empresas atualmente. Devido ao mercado extremamente competitivo tanto dentro, quanto fora das empresas, é imprescindível que as corporações montem times capacitados e talentosos para garantir a expansão saudável de seus negócios.

Infelizmente, essa competitividade do mercado também estimula a rotatividade (também conhecida como turnover) dentro das empresas. Funcionários podem pedir demissão para seguir novas direções na carreira ou até mesmo procurar propostas com melhores salários, benefícios e, em geral, melhores condições de trabalho.

Uma maneira conhecida de reduzir o turnover e capacitar as equipes é investindo em estratégias de treinamento e desenvolvimento, porém, nem sempre as empresas olham para essas ações como algo vantajoso. O alto custo que esses treinamentos podem alcançar acabam diminuindo o número de corporações que realmente investem na capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Porém, existe uma grande aliada que pode ajudar a economizar nos treinamentos corporativos: a tecnologia.

Confira como a tecnologia e, sobretudo, os vídeos online podem ajudar a sua empresa a economizar nas ações de treinamento corporativo.

Por que sua empresa deve apostar em treinamentos corporativos mais efetivos?

Para além de reduzir o turnover, existem vários motivos para apostar em uma estratégia de treinamento efetiva. Entre eles, podemos citar a melhoria do clima organizacional, criação de equipes mais qualificadas e motivadas, e melhor alinhamento de processos internos. Veja um pouco de cada uma dessas vantagens:

  • Equipes mais qualificadas: melhor que contratar bons profissionais, é contratar bons profissionais e ajudá-los a se transformarem em excelentes profissionais! Quanto mais a sua empresa investe nas estratégias de treinamento – e também de desenvolvimento! – mais as equipes estarão qualificadas e realizarão um trabalho de excelente qualidade.
  • Equipes mais motivadas: não basta apenas ter bons profissionais, é preciso garantir que eles estão motivados a desempenhar suas funções. Bons treinamentos e uma estratégia de capacitação mostram aos funcionários que sua empresa também investe neles, por isso, eles ficam mais motivados e interessados no trabalho.
  • Melhoria no clima organizacional: equipes mais competentes e motivadas só pode ter um bom resultado, certo? Com certeza o clima organizacional irá melhorar muito.
  • Alinhamento de processos internos: quando os treinamentos são padronizados e institucionalizados as equipes trabalham muito mais alinhadas. A comunicação interna fica muito melhor e todos os processos funcionam de melhor forma. Por isso, a equipe como um todo fica muito mais efetiva e motivada.
  • Retenção de talentos! E claro, a retenção de talentos é um dos pontos mais importantes. A rotatividade pode ser extremamente danosa às empresas e, por isso, garantir que os colaboradores permaneçam motivados, engajados e eficientes por meio dos treinamentos é uma das maneiras mais efetivas de trabalhar a retenção.
Veja também:  Como criar uma cultura de planejamento estratégico

Com tantas vantagens, é surpreendente pensar que muitas empresas não adotam essas ações e não investem em treinamentos. É verdade que determinadas capacitações podem ser caras e isso pode dificultar sua implementação, mas existem formas de economizar com os treinamentos. Confira a seguir:

Como sua empresa pode economizar nos treinamentos corporativos.

Quaisquer ações que envolvam muitas pessoas na mesma organização e, possivelmente, muitas datas e mais de uma localização podem ser relativamente caras. E além do custo, os treinamentos que envolvem muitos colabores ao mesmo tempo podem realmente atrapalhar a produtividade da equipe e isso pode acabar sendo caro no longo prazo. Porém, existe uma boa aliada nesse processo: a tecnologia. 

Plataformas especializadas para treinamentos e, sobretudo, os vídeos, podem ajudar sua empresa a economizar nos treinamentos corporativos.

Universidade corporativa online

Cada vez mais as empresas estão buscando ir além dos treinamentos corporativos tradicionais, preocupando muito mais com o benefício estratégico de cada ação de educação corporativa. Assim, garantem que a educação continuada de colaboradores fará parte da cultura da empresa e seja vista como um investimento, não somente um gasto. Aí surgem as universidades corporativas.

Quando falamos de universidade corporativa é claro que não estamos usando a palavra ‘universidade’ em seu sentido tradicional, mas sim, pensando em algo que promove a educação e o desenvolvimento. Uma universidade corporativa, então, é como um conjunto de estratégias educacionais dentro das empresas, criando ações voltadas para a capacitação dos colaboradores. 

Muitas empresas que não investem em ações de educação continuada por causa do alto custo que elas podem atingir, porém, existe uma forma bastante descomplicada de reduzir drasticamente esses custos: criando uma universidade corporativa online. Por que o modelo online ajuda a cortar gastos?

Veja também:  Como otimizar a gestão financeira do seu negócio?

Economia com transporte e alimentação.

Se os treinamentos são gravados, isso quer dizer que a empresa não precisa gastar com transporte dos palestrantes, alimentação durante o dia e, dependendo da localização, a hospedagem. Esse valor, se multiplicado pela quantidade de treinamentos que as empresas realizam por ano, leva a uma economia significativa na hora de fechar as contas.

Ensine uma vez e reutilize esse conteúdo.

Um outro exemplo de como a universidade corporativa online ajuda a reduzir gastos é o fato de que o treinamento só precisa ser ministrado uma única vez. Pense só, a gravação da vídeo aula ocorre e esse vídeo é utilizado em todos os treinamentos subsequentes. Isso economiza, sobretudo, o tempo dos envolvidos em ministrar os treinamentos e também dos colaboradores, que podem assistir aos vídeos no seu próprio tempo. Com uma plataforma especializada em LMS corporativo, é possível direcionar esforços e personalizar os treinamentos de acordo com a necessidade de cada colaborador, tornando esses treinamentos ainda mais efetivos.

Então, realizar os treinamentos no modelo EAD pode ser a solução para quem quer implementar ações de educação continuada mas ainda não conseguem arcar com os gastos dos treinamentos constantes. Além disso, as vantagens de produtividade, motivação e redução no turnover, a longo prazo, também se traduzem em economias financeiras para a empresa. Então, muito melhor do que contar com a sorte é realmente investir e tomar ações voltadas para a educação continuada, treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Sobre o autor

Esse post foi produzido pela equipe da Samba Tech, plataforma líder em distribuição de vídeos online na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *