perdi meu voo

5 minutos de leituraPerdi meu voo, o que devo fazer?

“Perdi meu voo, e agora?”

Calma. Ver o avião decolando sem você dentro não é uma experiência agradável. No entanto, imprevistos acontecem e nem tudo está perdido.

Saiba a seguir como lidar com essa situação!

OK, respira. Que tipo de voo você perdeu?

Existem diversos fatores que podem contribuir para o atraso no embarque, como problemas no trânsito, compromissos, não realização do check-in, entre outros. Para aqueles que viajam a negócios, a situação pode ser mais agravante, graças aos compromissos e às reuniões já agendadas.

Existem algumas alternativas para ingressar em um novo voo, por meio da remarcação, como você verá adiante.

Mas vamos lá. Antes de começarmos, você:

Ou talvez você já conheça seus direitos, e queira falar diretamente com a companhia que emitiu sua passagem:

Separamos também algumas dicas para evitar perder o voo novamente, pois sabemos como é uma situação desagradável e estressante!

Perdi meu voo a trabalho, o que devo fazer?

Comunique à sua empresa

Se você perdeu um voo a trabalho, a primeira coisa que precisa fazer é avisar a sua empresa sobre o ocorrido, para minimizar os danos causados. Explique o que aconteceu.

Confira na sua agenda se é necessário re-agendar seus compromissos. Se você conseguir remarcar o seu voo para daqui uma hora, por exemplo, ainda chegará a tempo das reuniões que tinha marcado?

Faça uma estimativa e não deixe de se desculpar pelo imprevisto e re-agendamento se necessário.

É possível remarcar o seu voo. Entenda como!

O segundo passo é fazer uma negociação com a empresa aérea, já que, como consumidor, você tem direito de remarcar um novo voo.

Antigamente, uma passagem emitida tinha validade de 12 meses. Atenção: a lei mudou.

Com a Resolução ANAC nº 400/2016 (Agência Nacional de Aviação Civil), a validade da passagem pode ser definida pelas próprias empresas aéreas. Caso companhia não dê essa informação no comprovante após a compra, o prazo será de 1 ano a contar da data da emissão da passagem.

Isto significa que dentro do prazo determinado pela empresa aérea, a sua passagem ainda valerá. Assim, para usufruir desse benefício, é necessário remarcar o seu voo.

Quando você perde o voo a trabalho ou não o cancela dentro do prazo permitido pela empresa aérea, acontece uma situação chamada de no-show.

Neste caso, para conseguir outro voo, será necessário pagar uma taxa adicional, devido ao atraso do embarque. Estas taxas existem em quase todos os aeroportos, e o voo apenas poderá ser remarcado conforme a disponibilidade da empresa.

As tarifas para remarcar um voo variam de empresa para empresa e também entre os tipos de passagens das companhias.

A Avianca, por exemplo, cobra uma taxa de R$250,00 para a alteração depois do início de uma viagem, no caso de passagem “promo”. Passagem do tipo economy, pagam uma taxa de R$200,00, enquanto as do tipo Flex possui isenção tarifária, nestes casos.

Importante ressaltar que essas taxas também variam com o tempo. Muitas vezes a opção de realizar a remarcação online pode nem estar disponível.

Por isso, o ideal é que você consulte o site da companhia aérea e encontre as tarifas e procedimentos de no-show, cancelamento ou remarcação, ou vá direto à loja dela no aeroporto.

Chegando lá, o atendente informará sobre a disponibilidade de voos próximos para que remarque e também sobre as regras tarifárias da companhia.

Ao re-agendar o voo, você poderá pagar também diferenças tarifárias entre o valor do voo perdido e o novo voo, podendo encarecer suas despesas.

Não quer remarcar o voo? Tente pedir reembolso para a empresa aérea!

Caso você não consiga viajar dentro do prazo de validade da passagem, poderá solicitar o reembolso, conforme regulamenta a ANAC.

Mesmo que sigam diretrizes da ANAC, as taxas de serviço de reembolso também variam de empresa para empresa e um tipo de passagem para o outro.

Fique atento: passagens aéreas promocionais geralmente não são reembolsáveis.

Para o reembolso, as empresas aéreas podem cobrar uma taxa de serviço de 10% do valor a ser reembolsado ou uma taxa em reais equivalente a 25 dólares, convertidos à taxa de câmbio vigente na data do pedido do reembolso. A taxa cobrada será o menor valor entre estas duas possibilidades.

Importante: você deve solicitar o reembolso da passagem dentro do prazo de validade dela. Caso o prazo de validade de sua passagem tenha expirado, fica à cargo da empresa aérea adotar o critério de correção do valor a ser reembolsado.

Se você está em dúvida entre pedir reembolso ou remarcar o seu voo, consulte as taxas de cada um e faça a comparação.

Se não há voo disponível para o período desejado, o melhor a ser feito é pedir reembolso, e considerar voar com outra companhia.

Converse com a sua empresa sobre o reembolso das despesas

Ao perder o voo, infelizmente, você terá despesas adicionais. Você sabe como é a política da sua empresa em relação ao reembolso desse tipo de despesa extra?

Caso a sua empresa já tenha uma política de reembolso de despesas estruturada, consulte-a. Nela você encontrará a regulamentação sobre as situações em que você pode ser reembolsado pelas despesas de viagem a trabalho.

Se o seu caso não estiver prescrito, consulte a empresa para saber mais sobre seus direitos e deveres nessa situação.

Banner oferecendo o download gratuito do eBook 4 dicas definitivas para quem vive na ponte aérea, ilustrado com a imagem de um avião e um livro, e um botão clicável com os dizeres Baixar Ebook

Perdi meu voo pessoal, o que devo fazer?

Você pode remarcar o seu voo!

É possível remarcar o seu voo mediante a pagamentos de tarifas pelo atraso no embarque e à disponibilidade de voos na empresa aérea em questão.

As tarifas variam de empresa para empresa e também de um tipo de passagem para outro, por isso, é necessário consultá-las no site da companhia.

Se você efetuou a compra de passagem por uma agência de viagens, você deve contatá-la primeiro. A agência será responsável pelos procedimentos de remarcação.

No caso de remarcação, você deverá pagar também por eventual diferença de valor entre o voo perdido e o novo.

Não quer remarcar o voo? Tente pedir reembolso para a empresa aérea!

Caso você não deseje remarcar o voo, é possível solicitar o reembolso pela passagem. Este procedimento também inclui o pagamento de uma taxa de serviço. Assim, será reembolsado por um valor parcial da passagem.

Fique atento porque voos promocionais geralmente não têm o reembolso como opção.

Atendimento das empresas aéreas

Para conferir as regras de cada empresa, acesse a área de central de reservas do site em questão. Na área de contato e fale conosco, algumas das empresas disponibilizam atendimento online para a solicitação de reembolso e remarcação.

Caso prefira, pode também ligar nas centrais de atendimento. Abaixo, confira os telefones das principais companhias aéreas e links com informações para cancelamento, reembolso e remarcação:

Latam

Central de Vendas, Fidelidade e Serviços – canal de informações e reserva de voos

4002-5700 – capitais

0300 570 5700 – todo o Brasil

Azul

4003 1118 – Capitais e regiões metropolitanas

0800 887 1118 – Demais localidades

Gol

Central de Vendas GOL

0300 115 2121 – Exclusivo para informações, compra de passagens, auxílio para realizar emissão, dúvidas sobre regras na hora da viagem, alteração/remarcação de voos (24 horas).

Avianca

Central de vendas

4004-4040 (capitais)

0300-789-8160 (demais regiões)

Dicas para evitar perder o voo novamente!

De qualquer forma, o ideal é chegar com antecedência no aeroporto e garantir que sua poltrona seja ocupada por você — ninguém mais!

No entanto, para que isso aconteça e você não precise recorrer às nossas dicas para remarcação de passagem e reembolso, é melhor começar a planejar com cuidado seu embarque.

Veja também:  Relatório de Viagem: dicas para melhorá-lo + modelo gratuito!

Antes de mais nada, para economizar o tempo perdido em filas enormes, faça o check-in pela internet ou pelos totens de atendimento, e leve a passagem impressa, ou no próprio celular por meio de aplicativos específicos.

Na hora de fazer as malas, opte por colocar apenas o necessário e providencie uma bagagem de mão contendo todos os documentos e passaporte, se necessário.

Agora que está quase na hora de ir para o aeroporto, é melhor pesquisar as melhores rotas, evitando assim os congestionamentos.

Como você viu, fazer um reagendamento de passagem aérea ou solicitação de reembolso não é tão simples como imaginamos, por isso, evite sempre chegar atrasado no aeroporto. E, se mesmo assim, o relógio não colaborar com você, siga nossas dicas para obter uma nova passagem. Afinal, é um direito seu!

E você? Já perdeu um voo? Como lidou com esta situação? Deixe seu comentário e conte pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 pensamentos em “Perdi meu voo, o que devo fazer?”