O que é um saas

O que é um SaaS? Descubra o que é e conheça suas vantagens!

O que é um SaaS? Descubra a resposta no texto a seguir.

Foi-se o tempo em que ter bons softwares era muito caro e coisa para empresas grandes. Confira também as vantagens dos softwares classificados como SaaS para empresas de qualquer porte.

 

O que é um SaaS?

 

Os SaaS despontaram como uma forte tendência da transformação digital na última década e mostraram que vieram para ficar nos mais diversos setores. Mas afinal, o que é um SaaS?

SaaS é a sigla para Software as a Service, em tradução livre, Software como um Serviço.

A resposta sintética é esta: o SaaS é um tipo de software que você usa como um serviço, gratuito ou não.

O que a “Netflix”, o “Spotify” e um software empresarial como o VExpenses têm em comum? Todos eles são SaaS.

Não é necessário que você adquira uma licença vitalícia para utilizar um SaaS, mas sim, obtenha o direito de utilizá-la. No caso dos softwares pagos, você obtém esse direito por meio de pagamentos recorrentes (mensais ou anuais), conforme a quantidade de funcionários que o utiliza ou a quantidade de recursos usados.

Uma grande diferença entre os SaaS e os softwares tradicionais, é que no caso dos SaaS, os sistemas funcionam por meio de um servidor remoto.

Assim, a estrutura para que o sistema funcione – como conectividade, servidores e segurança de dados – é de responsabilidade dos fornecedores do sistema e não do próprio consumidor.

Agora que está mais claro o que é um SaaS, vamos conferir algumas das vantagens desse tipo de software?

 

o que é um saas

 

Vantagens dos SaaS

 

Economia com estrutura

Olhando do ponto de vista do mundo dos negócios, uma das principais vantagens dos SaaS é permitir que micro e pequenas empresas tenham acesso a soluções de qualidade.

Isso sem que precisem imobilizar seus recursos investindo na compra de softwares tradicionais com licenças vitalícias.

Dessa forma, um SaaS requer investimento inicial bem mais baixo que os softwares de compra de licença.

Assim, é vantajoso para pequenas e grandes empresas, mostrando-se como uma maneira de reduzir custos e economizar, sem perder em qualidade.

 

Veja também:  Custo do km rodado: aprenda a calcular o valor do reembolso por km | Dicas e planilha gratuita

Acessibilidade

Como a estrutura dos SaaS é de responsabilidade dos fornecedores, o acesso à ferramenta também é mais prático e pode ser feito por meio de diversos dispositivos – basta estar conectado à internet para desfrutar de todas as funções.

Assim, a praticidade em tempo real é outra vantagem desse tipo de software, como é o caso do VExpenses.  

 

Maior economia com atualizações e manutenções

Os Saas também apresentam menos dor de cabeça para seus usuários: toda a manutenção, upgrades e a segurança dos dados fica por conta dos fornecedores.

Normalmente os SaaS estão associados a atualização constante e a suporte mais eficiente do que em softwares tradicionais. Isto porque uma das principais características para a eficácia de um serviço é o bom atendimento. Em um software como serviço não poderia ser diferente.

Com atualizações e manutenção à cargo dos fornecedores, há economia tanto financeira, quanto na força de trabalho, que pode dedicar seu tempo a atividades mais importantes para o negócio.

O foco no core do negócio é essencial para alcançar melhores resultados.

Por isso, além de olhar para as economias financeiras geradas pelos SaaS, é importante também observar vantagens como a otimização de processos e gestão de tempo, características essenciais de uma gestão financeira moderna.

 

Integração entre softwares e pessoas

Por trabalhar com armazenamento em nuvem, os SaaS têm como premissa a integração entre tarefas, dispositivos de comunicação, pessoas e outros softwares.

Esses tipos de integrações são essenciais para otimizar os processos da empresa. Otimizar processos, por sua vez, é uma das nossas dicas essenciais para reduzir custos em seu negócio, melhorar a produtividade e, consequentemente, melhorar a gestão financeira da empresa para alcançar melhores resultados.

 

o que é um saas

 

 

Flexibilidade e escalabilidade

Outra vantagem dos SaaS é a flexibilidade dos planos que esses sistemas costumam ter conforme as necessidades dos usuários.

Os planos podem variar conforme a quantidade de usuários do sistema, os recursos disponíveis no SaaS que atendem às necessidades das empresas, o período de contratação, entre outros fatores.

Assim, ao contratar um SaaS, não importa o serviço, as empresas encontram diversas opções e flexibilidade nos planos.

A escalabilidade é outra vantagem diretamente relacionada ao que é um SaaS.

Como o armazenamento de dados fica a cargo do fornecedor, caso a empresa precise expandir a quantidade de usuários e recursos, basta realizar um upgrade de seu plano em determinado SaaS.

Nos casos de sistemas tradicionais, haveria limitação conforme a capacidade de armazenamento, backups, entre outras especificidades.

Dessa forma, podemos dizer que os SaaS são mais escaláveis conforme as necessidades da empresa.

 

Veja também:  Case de Sucesso VExpenses: Sciath

Sustentabilidade

Os SaaS são mais sustentáveis do que os sistemas tradicionais. O que um Saas tem a ver com sustentabilidade?

Simples. Como demanda menor infraestrutura por parte dos usuários, há redução no consumo geral de energia com equipamentos como servidores, no breaks e outros.

 

Já sei o que é um SaaS. Quero um exemplo.

 

Agora que você já sabe o que é um SaaS e conhece suas vantagens, está convencido em utilizá-los em sua empresa?

Como dissemos, esse tipo de sistema oferece soluções eficazes e econômicas para empresas de qualquer porte.

Quer um exemplo?

O VExpenses é um SaaS voltado para gestão de despesas corporativas e reembolso. Inclui todas as vantagens que mencionamos acima.

Com ele é possível que o funcionário faça relatórios de despesas de trabalho em tempo real, por meio de seu smartphone, e que a equipe financeira ou gestor aprove os relatórios e realize os reembolsos também em apenas alguns cliques.

O VExpenses possui integração com o GPS para contagem de quilometragem rodada a trabalho e lê automaticamente dados de recibos fotografados pelos funcionários.

Além disso, permite integração com sistemas ERP. Assim, envia automaticamente para outros sistemas os dados dos relatórios de despesas aprovadores.

Não para por aí: estamos em constante modernização do SaaS para melhor atender as necessidades de nossos usuários.

Contamos com profissionais especialmente dedicados para a análise de melhorias no app e sucesso dos clientes. Por isso, realizamos diversas atualizações – sem que o usuário tenha que se preocupar com elas.

Quer saber mais sobre nosso SaaS? Conheça todos os benefícios e funcionalidades do VExpenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *